sábado, 16 de abril de 2011

Dilma volta ao Brasil, depois de seis dias na China

Antes do embarque para o Brasil, presidenta visita “Guerreiros de Terracota”

Presidenta Dilma Roussef, antes do retorno para o Brasil, visitou o parque Guerreiros de Terracota, em Xian, na China. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Viagens internacionais
Após seis dias de visita oficial à China, a presidenta Dilma Rousseff conheceu, neste sábado (16/4), o parque dos “Guerreiros de Terracota” na cidade de Xian, construído no século 3 durante a dinastia do primeiro imperador chinês, Qin Shi Huang. Segundo informações locais, no livro de visitas monumento conhecido como a “oitava maravilha do mundo”, a presidenta Dilma registrou que o exército de terracota demonstra a imensa capacidade do povo chinês ao longo dos séculos.
Presidenta Dilma Rousseff observa atentamente imagem do parque Gierreiros de Terracota. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Ainda de acordo com relatos de quem acompanhou a visita, a presidenta Dilma Rousseff viu de perto o local descoberto em 1974 por moradores que cavavam um poço de água. Ela teria ficado impressionada com o complexo mecanismo de um eixo usado em carruagens da época. “Maravilha, perfeito”, disse. “E funciona?”, perguntou, ao que a guia respondeu que sim. A presidenta fazia perguntas constantemente e queria entender, em detalhes, como tudo funcionava.
A visita oficial à China terminou com um saldo de investimentos concretos, promessas de diversificação comercial, acordo para permanência da fábrica da Embraer no país, encomenda de novos aviões, a abertura parcial do mercado chinês para importação de carne suína e uma série de acordos de cooperação em diversas áreas, entre as quais Ciência e Tecnologia.
A presidenta já embarcou rumo ao Brasil. A chegada na Base Aérea de Brasília está prevista para 6h de domingo (17/4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário