domingo, 15 de junho de 2014

Dilma: há espaço para aumentar fluxos comerciais e de investimento entre Brasil e Alemanha

Presidenta Dilma recebeu a chanceler alemã Angela Merkel, no Palácio da Alvorada. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Presidenta Dilma recebeu a chanceler alemã Angela Merkel, no Palácio da Alvorada. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Neste domingo (15), a presidenta Dilma Rousseff recebeu a chanceler alemã Angela Merkel para reunião e jantar de trabalho, no Palácio da Alvorada. Em declaração à imprensa, Dilma detalhou os principais assuntos da agenda bilateral que foram pauta do encontro.
A presidenta destacou o relacionamento econômico entre Brasil e Alemanha, cujo comércio bilateral foi de cerca de US$ 22 bilhões em 2013, e afirmou que ainda há espaço para aumentar os fluxos comerciais e de investimento.
“Reafirmei a determinação do Brasil e do Mercosul em avançar nas negociações do Acordo de Associação Comercial com a União Europeia, que nos permitirá ampliar e diversificar nosso intercâmbio comercial. Queremos também aumentar a participação de bens de maior valor agregado na pauta de exportações brasileiras para a Alemanha”, ressaltou.
A cooperação na área de educação, inovação e tecnologia também foi tratada na reunião. E Dilma agradeceu a acolhida alemã aos estudantes brasileiros do Ciência sem Fronteiras.
“Nós temos milhares de jovens bolsistas na Alemanha para o estudo em instituições de ensino. Externei também nossa satisfação pela cooperação com a sociedade Fraunhofer na estruturação da nossa empresa brasileira de pesquisa e inovação, e também na instalação conjunta com o Senai, apoiada pelo governo federal em parceria com a Fraunhofer, de 23 centros de referência e alta performance no Brasil.”
Copa do Mundo
A chanceler alemã assistirá à partida entre Alemanha e Portugal, nesta segunda (16), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Dilma afirmou não ter dúvidas de que as duas seleções oferecerão um ótimo espetáculo. A presidenta afirmou ainda que o Brasil está fazendo desta Copa do Mundo uma oportunidade especial para promover a tolerância, o diálogo e a reconciliação entre comunidades e países.

“Em todas as cidades-sede e em todo o Brasil predomina um ambiente de confraternização, de encontro, de respeito e um ambiente de alegria em que todos os torcedores estrangeiros são recebidos com afeto e hospitalidade pelos brasileiros,” destacou.

A Seleção está acima da política, por Dilma Rousseff

Copa 2014
Em artigo divulgado neste domingo (15), a presidenta Dilma Rousseff defende que, por representar a nossa nacionalidade, a Seleção Brasileira está acima de governos, de partidos e de interesses de qualquer grupo. Confira a íntegra:
“Em 1970, eu estava na cadeia. Naquela época, havia segmentos que diziam: “Se você torcer pelo Brasil, você estará fortalecendo a ditadura”. Isso era uma sandice. Para mim, esse dilema nunca existiu.
Eu havia sido presa em 16 de janeiro e, como agora, a Copa começava em junho. Naquela época, muitas pessoas que eram de oposição ao regime militar inicialmente começaram a levantar a questão de que a gente fortaleceria a ditadura se torcesse pela Seleção Brasileira. Eram muitas pessoas, no início. Elas foram diminuindo progressivamente. Até que não sobrou ninguém. Com o decorrer dos jogos, todos, os que estavam na cadeia e os que estavam fora, torceram de forma apaixonada pela Seleção Brasileira.
Vivíamos sob uma ditadura. Não havia direito de manifestação, direito de organização, direito à divergência. Havia tortura, perseguição e repressão. Mas essa nunca foi a questão. Eu e as minhas companheiras de cela nunca tivemos dúvidas e todas torcemos pelo Brasil, porque o futebol está acima da política.
O nosso sentimento pode ser traduzido no verso de Camões, em Os Lusíadas: “Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta”.
A Seleção Brasileira representa a nossa nacionalidade. Está acima de governos, de partidos e de interesses de qualquer grupo.
Ontem, hoje e sempre, o povo brasileiro ama e confia em sua Seleção.”
Agenda presidencial
Neste domingo (15), a presidenta Dilma Rousseff recebe a chanceler alemã Angela Merkel para jantar de trabalho, no Palácio da Alvorada, às 19h3

Nenhum comentário:

Postar um comentário